História do Bairro


EXEMPLO

Quando os franceses comandados por Villegaignon invadiram a baía de Guanabara, levaram Portugal a enviar uma expedição para expulsá-los da terra carioca.  Assim chegaram o Capitão-mor, Estácio de Sá, e seus homens à entrada da barra do Rio de Janeiro,desembarcando em 1º de março de 1565. 0 local do desembarque, onde Estácio deu por fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro ( em homenagem ao  Rei Dom Sebastião), foi a pequena faixa de terra na "várzea" ou "terra baixa e chã", entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar. Que não é outra senão a atual praia de Fora, nos terrenos da Fortaleza de São João. Ou como escreveria no século XVII Frei Vicente do Salvador: "ao pé de um penedo que se vai as nuvens, chamado Pão de Açúcar".
Como não poderia deixar de ser numa cidade portuguesa e católica, ergueu-se uma ermida de taipa e sapê para entronizar a imagem de São Sebastião. O fundador, Estácio de Sá, morto em 1567, foi enterrado nessa mesma capela, e aí ficou ate 1583, quando foi trasladado para o Morro do Castelo, onde a cidade já se achava estabelecida. 
Localizavam-se as primeiras casas e igrejas da cidade   na área onde hoje funcionam a Fortaleza de São João e   a Escola de Educação Física do Exército. 
Apesar de todas as descrições indicarem a praia de Fora como local de fundação da cidade, alguns estudiosos discordam. É o caso, por  exemplo, de Ferreira da Rosa, que indica a praia Vermelha, também chamada Porto de Martim Afonso, como o local de fundação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário